A presença do Espírito Santo
29-07-2010 23:47
A Presença do Espírito Santo
“Imediatamente o Espírito o impeliu para o deserto". Mc 1.12
A presença do Espírito Santo em nossa vida, muitas vezes só é vista por nós cristãos, como prenúncio de coisas boas e agradáveis para o nosso viver. Certas correntes carismáticas chegam mesmo a exagerar, achando que com Ele na vida, nada de ruim pode acontecer ao crente.
Puro engano. Vejam o exemplo no versículo acima. Ocorrido com o próprio Cristo, o Filho de Deus: a presença do Espírito Santo em sua vida, após o batismo, vai conduzí-lo ao deserto, à sede e fome, à tentação, ao desespero do abandono.
O Espírito Santo não deve ser visto por nós crentes, apenas como um simples passaporte para a tranqüilidade. Sem dúvida, ele tem também a missão de nos consolar na provação, e de nos dar alento diante das dificuldades, mas sobretudo, ele deve ser em nossa vida um fator para o crescimento espiritual e para o aprimoramento moral que devemos buscar em todo nosso viver.
Cristo, caráter puro e limpo; Cristo, o filho imaculado de Deus; Cristo, o salvador dos homens, nos prova isto. Após o seu batismo, em vez de ir com a família ou os amigos para qualquer celebração, deixa-se levar pelo Espírito para ser provado e testado.
Nossa vida cristã muitas vezes se torna vazia e sem efeito, porque é vivida na superficialidade das coisas boas. É apenas através da luta e da provação, da dificuldade e da ansiedade, que a nossa têmpera se enrijece, as nossas vontades se moldam, o nosso ser se consolida. Coloquemo-nos nas mãos Dele para que, através dos caminhos que Ele nos mostre, dos "desertos" que Ele nos traga, possamos crescer espiritualmente, possamos amadurecer em santidade.
———
Voltar